Efeitos de Matéria
• Fragmentos de Sonhos — Os Oradores dos Sonhos vêem todas as matérias como sendo fragmentos dos sonhos da
Mãe Terra. Trabalhando com estes sonhos, eles podem expandir sua percepção sobre a Matéria. O mago estende seus sentidos para o Padrão que está além da realidade física. Ele não vê a matéria da mesma forma, ou seja, ao invés de uma parede de tijolos, ele vê o Padrão desta através do olho em sua mente.
Isto permite que um mago perceba coisas que não poderiam ser vistas na realidade física; ele pode sentir o conteúdo de uma sala do outro lado de uma parede, detectar objetos ou estruturas que de outra forma estariam escondidas, como o fundo falso de uma mala.
Penetrar em Padrões muito densos ou complexos (cofres de banco, moitas de espinhos, etc.) pode exigir diversos sucessos. O único limite para este Efeito é que o mago só pode sentir o Padrão da Matéria (a não ser que seja um Discípulo de outras mágikas do Padrão).
• Analisar Substância — Agora, um mago começa a identificar os Padrões de substâncias diferentes. Ele pode detectar a composição exata de qualquer substância e determinar aspectos como a idade ou o peso do objeto examinando o Padrão. O mago poderia distinguir diamantes de zircônios cúbicos, detectar veneno em vinho ou distinguir uma cadeira antiga de uma imitação moderna estudando o Padrão da cadeira para procurar por sinais
de envelhecimento.
• • Palha em Ouro — Os tecelões de feitiços dos Verbenas usam este Efeito para transformar substâncias de pouco valor em substâncias valiosas, sendo que alguns dos mais clássicos são tecer palha em ouro e lágrimas em diamantes.
A maioria destes Efeitos é vulgar, mas existem aplicações menos evidentes. Uma delas, usada pela Ordem de Hermes, é chamada Sementes de Ouro, um processo alquímico vindo dos lendários Filhos do Conhecimento. O mago semeia o solo com "sementes" especialmente preparadas, e quando o solo é escavado, descobre-se ouro (e facilmente explicado como sendo coincidência). Do mesmo modo, um mago pode elevar o conteúdo de gordura no leite ou melhorar a qualidade do vinho sem levantar suspeitas.
• • •o u • • • • • Alterar o Estado — Adicionando Forças 3/ Primórdio 2 à Matéria para mudar o ponto de ebulição ou solidificação de um objeto, o mago pode alterar o estado da matéria entre o sólido, líquido e gasoso. Com Matéria 5, ele não muda a temperatura da matéria, apenas a sua forma. A água pode congelar para formar gelo à temperatura ambiente, mas o gelo permanece à temperatura ambiente.
Ele não congela porque ficou mais gelado; ele congela porque o mago alterou a temperatura em que a água congela.
Estas alterações dependem dos sucessos obtidos; os Narradores devem usar apenas o bom senso para decidir o que é possível nos diversos níveis de sucesso. Um sucesso faria com que a água congelasse à temperatura ambiente, enquanto cinco sucessos transformariam gases no ar em sólidos, encapsulando outros objetos ou pessoas. A alteração se mantém enquanto durar o Efeito, após o qual ela volta ao normal.
• • • Destruir Estruturas — O mago usa seu conhecimento sobre os Padrões da Matéria para quebrar estruturas, estilhaçando o seu Padrão. O Efeito assemelha-se a Escultura, mas o mago simplesmente destrói o Padrão o mais rápido que puder. Ele pode estraçalhar paredes de aço, levar mesas de madeira a se quebrarem ou fazer com que o concreto desmorone. Ele pode até mesmo dispersar grandes quantidades de gases ou líquidos, desde que haja uma área onde estes possam dissipar-se; óleo queimando sobre um rio pode ser apagado fazendo com que o óleo se disperse dentro da água.
• • • Escultura — Os Cultistas do Êxtase que praticam a Esfera da Matéria normalmente são ótimos artistas que usam a mágika para criar novos meios de arte. Aqueles que compreendem o terceiro nível da Matéria podem usar praticamente qualquer coisa como meio de interpretação artística.
Os magos tornam-se escultores extraordinários, remodelando casas, hidrantes, carros, portas, mobílias, etc. Um mago precisa apenas re-esculpir mentalmente a imagem da matéria e modificar seu Padrão para que o objeto assuma a forma desejada. Um objeto maior requer mais sucessos para ser manipulado, e o mago pode mudar apenas a forma do item, mas não as suas propriedades.
O mago pode afetar apenas um tipo de material para cada Efeito. Quanto mais sucessos obtiver, maior e mais intricada a estrutura que ele pode destruir.
• • • • Transformadores — A essência das histórias de espionagens e das animações japonesas; tanto os Filhos do Éter quanto a Iteração X transformam frequentemente uma máquina em outra radicalmente diferente. Pode-se fazer com que facas surjam das calotas de um Chevy ano 57 ou uma submetralhadora salte debaixo do seu capo, uma motocicleta poderia tornar-se um jet-ski, um tanque poderia ser transformado numa armadura motorizada, ou uma colheitadeira combinada poderia ser convertida numa carruagem falciforme turbinada com lâminas de prata para enfrentar uma matilha de lobisomens.
Algumas transformações são mais vulgares do que outras. Apertar um botão para jogar óleo sobre a estrada atrás do carro pode ser possível, mas fazer com que um automóvel de passeio crie hélices e voe pelo ar não. Do mesmo modo, saber como transformar um dispositivo e saber como operá-lo são duas coisas distintas — um mago que saiba dirigir pode não saber como pilotar um helicóptero.
• • • • • Altera Pesos — Este Efeito permite que um Filho do Éter altere a densidade de um objeto, mudando o seu peso, mas não o seu tamanho. Ele poderia, por exemplo, reduzir a densidade do ferro em um pé-de-cabra, tornando-o mais leve, mas sem mudar sua forma ou seu tamanho. Para cada sucesso obtido na jogada do Efeito mágiko, o mago pode ajustar a densidade do objeto em um fator. Com dois sucessos, ele poderia dobrar ou reduzir à metade a densidade de um objeto; quatro sucessos permitem que ele quadruplique ou diminua para um quarto o peso do objeto, e assim por diante com mais sucessos. Objetos com uma densidade substancialmente reduzida costumam tornar-se quebradiços e frágeis; alguns até desmoronam.
• • • • • Dissociação do Padrão da Matéria — O nome complicado para este Efeito veio sem dúvida nenhuma dos laboratórios dos Filhos do Éter. Modificando os Padrões de dois pedaços de matéria de tal forma que dois itens tornem-se insubstanciais em relação um ao outro, o mago pode impedir que estes itens interajam de qualquer maneira. Portas podem escorregar pelas dobradiças e cair, a água pode jorrar de um tubo, o aro da roda de um caminhão pode cair através do pneu de borracha e raspar no pavimento, etc. Os itens afetados não são alterados em nenhum modo exceto em relação um ao outro.
Quanto mais sucessos o mago obtiver, maior é a massa que ele pode afetar. Ele pode afetar simultaneamente diversos objetos semelhantes, como todas as rodas e pneus de um caminhão, desde que sejam constituídos do mesmo material.
• • • • • Manipulando o Sinal — Adeptos da Virtualidade utilizam-se do seu domínio sobre a Matéria para transformar qualquer substância num condutor capaz de transmitir sinais de computador. Eles podem conduzir estes sinais através de paredes de tijolos ou ao longo do pavimento de uma rodovia interestadual. As vezes, eles usam este Efeito para espionagens, formando um meio condutível que chega às linhas privadas por meio de qualquer matéria que esteja no caminho, como paredes, isoladores, etc. e, através deste, manipulam linhas "isoladas" de comunicações via computadores.
Há rumores de que os Adeptos da Virtualidade controlam este Efeito tão bem que podem transformar o próprio solo numa rede de linhas de computadores. O mago precisa apenas conectar o seu computador na terra para criar um canal por dentro dela, podendo assim manipular a linha pré-estabelecida mais próxima. Ainda está para ser descoberto se tal rede existe ou se estas lendas apenas vieram de pessoas vangloriando-se na internet.