Quintessência
Como o arquetipo de todas as coisas, a Quitessência forma os Padrões da realidade. A Força Primordial pode ser canalizada em magia, direcionada para defesa, usada para abastecer ataques poderosos e revertida em novos Padrões de criação.
A energia primordial é registrada no círculo de vinte caixas de Quitessência/Paradoxo. À medida que o mago adquire Quintessência, ele vai preenchendo as caixas no sentido horário a partir do ponto inicial. Conforme ele a utiliza, esses pontos vão sendo apagados do círculo. Um mago começa o jogo com uma quantidade de pontos de Quintessência igual ao seu nível do Antecedente Avatar. A energia subseqënte é retirada de Nodos , Sorvos ou mesmo da reserva universal, caso o mago seja poderoso e sábio o suficiente.
A Quintessência tem várias peculiaridades, mas tende a obedecer a certas regras:
• Um mago nunca pode canalizar mais Quintessência num único turno que seu nível de Avatar. Assim, um mago que possua três pontos em Avatar somente poderá canalizar três pontos de Quintessência de qualquer fonte num turno. Esse limite se aplica a recarregar Padrões, lançar Efeitos, criar novos Padrões, executar contra-magica ou golpear com um ataque Primordial.
• A Quintessência torna a utilização magia mais fácil. Caso o mago reforce seu feitiço com o poder da realidade, flexionará o cosmos com mais suavidade. Cada tradição tem sua própria opinião sobre o quê, exatamente, a Quintessência e como ela funciona como fonte de poder. Concluindo, cada ponto de Quintessência canalizado para o Efeito diminui sua dificuldade em um ponto, até um modificador máximo de três - dessa forma se pode cancelar algumas penalidades ou baixar a dificuldade em até trÊs pontos.
• A Quintessência pode ser armazenada no Padrão de um mago ou ser gasta diretamente num Efeito. Drenar Quintessência de um Nodo requer conhecimento rudimentar de Primórdio (um ponto); utilizar um Sorvo exige um alto grau de perícia em Primórdio (três pontos); Mestres do Primórdio (cinco pontos) são capazes de drenar Quintessência da reserva universal com um Efeito vulgar. Contudo, qualquer absorção de Quintessência tende a ser perceptível. Os ventos sopram, as luzes tremulam e o mago brilha com uma aura palpável enquanto o poder bruto da criação flui ao seu redor.
• Embora a Quintessência seja invisível para todos sem Primórdio 1, seus efeitos freqüentemente se manifestam de alguma forma, simplesmente devido a seu poder puro. A Quintessência canalizada torna as coisas mais "reais" e "concretas" e quase sempre fortalece a Ressonância até um nível perceptível. Seres com o Talento Consciência geralmente conseguem sentir a canalização da quintessência (dificuldade 6 - 10, dependendo da natureza da canalização), mas não são capazes de perceber imediatamente o que ela representa.
• Qualquer mágica que utilize grandes quantidades de Quintessência - cinco ou mais pontos em um turno ou 10 pontos ou mais no total - é automaticamente vulgar e perceptível. A energia monumental liberada causa espetáculos pirotécnicos; ondulações no espaço-tempo e auroras de poder.
• A Quintessência pode ser armazenada diretamente no Padrão do mago, contina por seu Avatar. Essa "Quintessência pessoal" não pode ser arrancada do personagem ou usada contra sua vontade. Ela pode ser recuperada por meio de meditação em um Nodo. O poder do Avatar do mago drena a energia do Nodo para si, mesmo que o personagem não tenha nunhum conhecimento sobre magia do Primórdio. Um teste simples de Percepção + Meditação (dificuldade 7) recupera a Quintessência do mago após uma hora de meditação em um Nodo, um ponto por sucesso, até o limite do nível Avatar ou suprimento de energia do Nodo. Qualquer energia acima do poder do mago (nível de Avatar) deve ser proveniente de outra fonte, absorvida com mágicas de Prim´´ordio.
• Sob as circunstâncias certas, a Quintessência pode conter o Paradoxo ou combater Efeitos de outros magos.